terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fórum de Política de Combate ás Opressões

Nos próximos dias 04 e 05 de outubro irá acontecer o Fórum de Políticas de Combate ás Opressões no Centro de Ensino e Extensão- CEE da UFV. A fim de organizar discussões e elaborar propostas acerca da violência racista, machista e homofóbica que ocorrem na Universidade Federal de Viçosa, o Fórum de Políticas de Combate às Opressões pretende ser um instrumento coletivo de construção de políticas institucionais que previnam e combatam esses casos de violência. 


A discriminação é reflexo direto dos valores preconceituosos com que convivemos desde o dia em que nascemos. A manutenção e a reprodução desses valores acontecem cotidianamente, e em função disso diversos grupos da sociedade (mulheres, negros/as, homossexuais) são todos submetidos a variadas formas de opressão: situações de inferiorização, humilhação e, em muitos casos, violência física.

Diante dessa realidade, a Universidade, que é espaço de construção de conhecimento e de senso crítico, deveria servir não só para o desenvolvimento de técnicas profissionais, mas também para a formação de cidadãs/os mais preocupadas/os com o respeito pela diferença. Apesar disso, ainda são muitos os casos de agressões físicas, verbais e simbólicas de caráter heteronormativo, sexista e racista em salas de aula, alojamentos e espaços de integração entre as/os estudantes.



 
Diante dos desafios que enfrentamos hoje, a construção de uma educação não sexista, não machista e não homofóbica é um compromisso coletivo. 
 
O Fórum de Políticas de Combate às Opressões é organizado pelos grupos: coletivo de diversidade sexual Primavera nos Dentes, Rede Universitária de Diversidade Sexual de Minas Gerais (RUDS-Minas), Marcha Mundial das Mulheres, Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB), Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG) e Diretório Central dos Estudantes da UFV , contando ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV.  

Confira a programação:


 
Contamos com a presença de todos(as)!

Um comentário: